quinta-feira, 13 de março de 2014

* Passeio Público, RJ

(Férias no RJ)
Fica entre a Lapa e a Cinelândia, no Centro Histórico do Rio de Janeiro.

Passeio Público

É o primeiro parque ajardinado do Brasil.
Construído em 1783.
Nos séculos XVII e XIX era o ponto de encontro da população carioca!

Antes de tudo, aqui era uma lagoa. A Lagoa do Boqueirão, mesmo com pinturas antigas que retratavam pessoas se banhando na lagoa, era tida como repugnante com um cheiro desagradável e aparência feia, diziam as anotações da época.

Então resolveram aterrar e transformar num jardim público.



São mais de 33 mil m² de área habitados por espécie vegetais variadas e algumas espécies animais.


Portão de acesso

O portão continua o original da época.


Portão de ferro sobre dois pilares de pedra lavrada.
Em estilo rococó.

Logo acima, um medalhão de bronze dourado que traz do lado de dentro as armas da cidade e do lado de fora a Rainha D. Maria e seu marido D. Pedro III.


Aconteceram muitas festas por aqui, inclusive a festa de casamento de D. João VI e Maria Joaquina.

E um grande acervo artístico ainda permanece no parque, mas como eu não entrei, acabei não conhecendo o Chafariz dos Jacarés, Fonte do Menino, Pirâmides, as estátuas de ferro trazidas de Paris, os 20 bustos de personalidades, e muito mais.

Detalhe importante:
Por que eu não entrei??
Porque eu viajando sozinha não gosto de ficar dando mole em lugares desertos e acabei ficando com medo de entrar e conhecer todo o jardim.
Fico devendo outra postagem daqui, ok??



Porque agora quem ficou curiosa com a parte interna, foi eu!!!




Pra dizer a verdade eu fiquei na dúvida se fazia a postagem daqui ou não.
Eu não entrei, eu não conheci, eu não tirei fotos interessantes.

Mas depois de pesquisar sobre o Passeio Público eu acabei fazendo a postagem, gostando e adorando a ideia de voltar e entrar com calma pra conhecer tudinho!!

Então esta postagem serviu mesmo pra me deixar curiosa pelo parque!!

...............................................................

Eiiiiiii .... deixa eu te contar uma história que lembrei agora:

Quando eu vim pro RJ no ano passado, fui pra Cabo Frio fazer um passeio no Morro da Guia. Um lugar incrível com mirante!!
Mas quando eu cheguei no pé do morro, disseram que era perigoso eu subir sozinha, então eu sentei numa pracinha que tem em frente e fiquei de olho na escadaria esperando passar algum turista e subir!! kkkk
Fiquei mais de uma hora sentada esperando .... mas no final das contas, apareceu uma família-turista e eu me juntei a eles.
Se valeu a pena minha "perda de tempo" sentada ali??
Veja você aqui e tire suas próprias conclusões. Veja aqui.

BannerFans.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou???
Comente que eu vou adorar!!