sábado, 30 de abril de 2011

* Nascimento das tartarugas marinhas

Foto da net (já que eu estava sem máquina na hora)
Caminhando no calçadão, como sempre, e já voltando pra casa.
De repente, reparei uns rapazes na areia da praia e com uma pá!!! Pá?????
Claaaaaro que chamou minha atenção. Pensei em tudo, menos nas tartarugas.
E quando eu olhei: dezenas de tartarugas marinhas indo em direção à água.
Confesso que foi uma das cenas mais incríveis que já presenciei!!! Muitas, muitas tartarugas!!!
Indescritível!!!!!
A gente lê, a gente estuda, a gente assiste em reportagens ... mas presenciar, não tem comparação!!!!
E pra completar não tinha ninguém com uma máquina ou celular pra fotografar!!!!
Ahhhhhhhhhhhhhh , que desespero!!! Eu querendo registrar!!
O esforço das tartarugas andando pela areia, os sacolejos que elas levam das ondas, os rastros que elas vão deixando marcado na areia, o buraco que estavam os ovos, os ovos (muitos) abertos e elas saindo .... isso tudo e ninguém registrando.
Era um ninho com 170 ovos: 43 tartarugas nasceram e entraram logo na água, e 91 entraram depois. O restante não vingou.
Vale lembrar que esta era a hora perfeita pra registrar tudo isso, pois ainda era de dia. De noite não pode usar o flash.
Participar, ver, registrar, sim. Mas nada que atrapalhe a natureza!!!

Este momento, guardarei só pra mim, já que nada de registro!! (Pra dizer a verdade, apareceu um rapaz fotografando com celular e eu pedi pra ele tirar uma foto minha. Dei meu email, mas até hoje nada de fotos!!!)

(*EDITANDO: depois de um bom tempo, o rapaz me mandou as fotos.
Veja aqui as fotos!!)

Este ninho de onde as tartarugas saíram, era um ninho não-oficial. Foi por acaso que um rapaz viu uma "coisa" se mexendo na areia.
E por coincidência perfeita, o pessoal da Secretaria de Meio Ambiente de Jaboatão dos Guararapes, estava verificando o último ninho na praia de Piedade. Pois já tinha passado do prazo das tartarugas nascerem.
E depois que todas as tartarugas entraram na água, fomos ver o último ninho, que era bem próximo dali.
Masssssssssssssssss .... como ia ter que esperar a bióloga chegar, corremos pra casa pra pegar a máquina e, e, e, e, ..... REGISTRAR TUDO!!!!!! rsrsrs

Agora vamos a parte de como eu gosto: a parte visual!!! Contando e mostrando!!!! rsrs
Ninho na altura no MPBar, praia de Piedade.
Os ovos que não abriram.

Os ovos e tartarugas mortas, serão levadas para a UFRPE para estudos.








Saber
por que não nasceram??
por que os ovos não abriram??





Esta tartaruga não aguentou e morreu antes mesmo de chegar na água.
A foto foi tirada com flash porque a tartaruga estava morta.

Biólogas, Secretaria de Meio Ambiente e eu (a bióloga por um dia!! rsrs)

Como já tinha passado o prazo das tartarugas deste ninho nascerem, ele foi aberto pra verificar as condições.

E poder ajudar, FOI INCRÍVEL!!!!!

Teve que cavar a área toda pra descobrir onde estavam os ovos. E se estavam ali mesmo.
No começo, ainda podia fotografar, mas depois só de longe pra não usar o flash nos ovos.

Participar foi tudo o que eu queria!!!



Pronto!!!
Daqui pra frente não pode mais fotografar com flash.
Mas cavamos um buraco enorme e fundo até achar os ovos.
Iluminação apenas com a lanterna do celular
Descobriram que a data estava errada e os ovos ainda não completaram o tempo certo pro nascimento. Cobrimos de novo o buraco, deixamos os ovos intactos, e voltaremos daqui a 20 dias. Se elas não nasceram antes!!!
E espero poder mais uma vez ver o nascimento das tartarugas marinhas.
E COM MÁQUINA pra registrar tudo!!!! rsrs

EDITANDO ESTA POSTAGEM:
* Lembra do rapaz que eu falei que pedi para tirar uma foto minha??
Ele tirou, demorou, mas me enviou por email!!! rsrs
Veja aqui as fotos!!


BannerFans.com



4 comentários:

  1. eu adoreeei esse post :D
    eu ali nas fotinhaas *O*
    haha'
    valeu mesmo por colaborar com essa ação ambiental.
    As tartarugas agradecem :D

    ResponderExcluir
  2. Eu que fiquei feliz demais de estar no lugar certo, na hora certa e no dia certo!!!
    Espero ter sorte de novo pra ver o nascimento das últimas tartarugas deste ninho!!!

    ResponderExcluir
  3. eu amei ter visto as fotos mas queria poder estar la para ver esse momento :D

    ResponderExcluir
  4. Olá, Anônimo (deixe o nome da próxima vez!!! rsrs)
    Este momento do nascimento das tartarugas foi uma das coisas mais emocionantes que eu já presenciei!!
    Foi incrível!!
    Abraços,
    Adriana Ávila.

    ResponderExcluir

O que achou???
Comente que eu vou adorar!!