sábado, 16 de julho de 2011

* Conheça o Recife - Circuito Poço da Panela

Lá vou eu no meu 8º passeio dentro do Projeto Conheça o Recife.
Hoje, visita ao Museu Murillo La Greca e o bairro do Poço da Panela.

Eu não vou mentir!!! Desse passeio eu não gostei, não!!!
Primeiro, no Museu não tinha NENHUMA obra de Murillo La Greca!! Verdade, nenhuma!!
Sei lá onde estavam suas obras!! E também ninguém explicou. Só disseram que em agosto teria uma exposição com obras dele!! (mas eu estou aqui hoje!! Em agosto é outra história!!)
Tudo o que eu conto aqui no blog são informações, histórias, fatos, passeios que faço, escuto e repasso. Esse negócio de ficar pesquisando na internet e colocar aqui, gosto não!!! Isso tem zilhões de blogs que fazem!! Gosto de vivenciar e contar!

E porque hoje não teve muita história contada, nada tenho a declarar!!! rsrsrs


Tem essa parede com esses desenhos que nem sei de quem.
É do pintor Murillo de La Greca???
Não sei, nem informação disso tem!!

Eu aqui escrevendo isso e uma amiga conversando comigo por celular disse que no Museu Murillo La Greca não tem obras dele. Sempre tem eventos culturais, exposições, performances ... então me desculpem, mas então não é um museu é um espaço cultural com o nome do artista!!
Estou errada??
Pra não dizer que eu falo demais, veja:

Fui ao Museu Murillo de La Greca e não vi nadinha de nada das obras dele!!

Mas .... enfim, tinha uma exposição da artista plástica pernambucana Suzana Azevedo, que eu gostei!!
A exposição "Paisagens Impressas". Um trabalho de reciclagem. Um trabalho que mostra que o papel do lixo pode ser transformado em arte.
Seu trabalho se refere a paisagens e traços do estado de Pernambuco. Tem referência nos cactos, nas plantas nativas do sertão.














São obras feitas em papel reciclado.

"Se alguma coisa é perfeita, não é minha. A arte não nasce para ser perfeita. Se for perfeita, não é arte."
Suzana Azevedo.


Em Ponta de Pedras, no município de Goiana, Suzana começou um trabalho com jovens. Oficinas com técnicas de transformar lixo em arte. E o que mais gostou foi que viu, neste trabalho, transformações além de artísticas, transformações pessoais também!!
E esses trabalhos agora estão também em exposição no museu. A exposição "Matavida".

 E a outra exposição no museu era "La Olla Comúm". Trabalhos de um casal de chilenos. Ele chefe de cozinha e ela artista plástica. E juntaram arte e culinária.

 Eles vão percorrer toda a América Latina.














Estes artistas são dois mochileiros que vão percorrer toda a América Latina com sua exposição.

"Comida é a coisa que une em qualquer lugar no mundo."


Pronto! A próxima parada do passeio é no bairro do Poço da Panela.
Um bairro totalmente bucólico, uma gracinha!! A chuva atrapalhou bastante, pois íamos andar pelo bairro de ruas estreitas.

No século 18 uma grande epidemia tomou conta do Recife e os médicos disseram que os banhos no trecho do Rio Capibaribe nesse povoado, era um milagroso remédio. A notícia se espalhou rapidamente e fez com que essa região fosse frequentada pelos ricos que começaram a construir seus casarões de veraneio.


Um bairro com cara de cidade do interior. Com casarões, suas ruas ainda calçadas com pedras, árvores por toda parte
O Poço da Panela é um bairro totalmente residencial, muito verde e de grandes casarões. Tem até um grande baobá no meio da rua. E com pouquíssimos prédios. (que por sinal estão chegando agora e espero que o bairro não se renda a especulação imobiliária!)
Bar do Seu Vital
Eu como frequentadora assídua do Poço da Panela, apresento a vocês o Bar do Seu Vital!!
A cerveja mais gelada, a cachaça mais apreciada, o público mais intelectual, os bate papos mais interessantes da cidade!!
E o horário mais cedo de fechar o bar!! rsrs ... Deu 23h, Seu Vital fecha!! E se tiver que expulsar, ele expulsa!! rsrs


E também aqui ao lado do Seu Vital é o famoso encontro do Bloco dos Barba. (claroooo que eu participo!! rsrs).




Igreja Nossa Senhora da Saúde.
É uma igreja votiva.
Uma igreja que foi construida para pagar os votos de uma promessa de um senhor de engenho que prometeu construí-la se sua esposa fosse curada de uma grave doença.


... você sabia??
que o nome do bairro foi devido a grande procura de água no povoado, e fizeram um revestimento em cerâmica num poço e ficou parecendo uma panela. Eis que surgiu o nome Poço da Panela.













 Construída em 1772.


Olha esse chão!!!

Quem já me visitou outras vezes aqui no blog, sabe que eu adoro um chão bonito!! Esse se superou!! Que lindo!! O povo olhando a igreja e eu olhando o chão!! rsrsrs












A corda que sobe e desce para tocar o sino!!!

(Aqui, os 21 passeios que eu fiz pelo Projeto Conheça o Recife)

Veja aqui - Circuito do Artista Plástico - Parque D. Lindu e Museu do Estado
Veja aqui - Circuito Ilhas do Recife - Igreja Madre de Deus e Casa da Cultura
Veja aqui - Circuito Casa Forte - Museu do Homem do Nordeste
Veja aqui - Circuito Várzea - Instituto Ricardo Brennand
Veja aqui - Circuito Derby - Praça do Derby e Igreja de Santo Antônio
Veja aqui - Circuito dos Fortes - Forte do Brum e Sítio da Trindade
Veja aqui - Circuito Brasil Holandês - Praça de Casa Forte e Monte dos Guararapes
Veja aqui - Circuito Poço da Panela - Museu Murillo La Greca e Poço da Panela
Veja aqui - Circuito Ares Franceses na cidade- Teatro de Santa Isabel e Mercado de São José
10 Veja aqui - Circuito Influência Inglesa no Recife - Cemitério dos ingleses e Caxangá Golf Clube
11 Veja aqui - Circuito Apipucos - Casa/Museu Gilberto Freyre
12 Veja aqui - Circuito do Carnaval - Sede do Galo da Madrugada, Exposição de Estandartes de Maracatu, Escola de Samba Gigante do Samba e Encontro de Blocos Líricos. 
13 Veja aqui - Circuito Bairro do Pina -Igreja Nossa Senhora do Rosário, Teatro Barreto Junior e Aeroclube de Pernambuco
14 Veja aqui - Circuito dos Pátios - Pátio do Sebo, Pátio do Carmo, Pátio de São Pedro e Pátio de Santa Cruz. 
15 Veja aqui - Circuito da Várzea - Oficina Brennand, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Igreja do Livramento.
16 Veja aqui - Circuito Iputinga - Igreja Nossa Senhora da Conceição, Espaço cultural da Moeda, Casarão do Barbalho, Ateliê de Val Bonfim e Atelier de Corbiniano.
17 Veja aqui - Circuito Zona Norte - Pedalando
18 Veja aqui - Circuito Imbiribeira - Pedalando
19 Veja aqui - Circuito Cinema e Arte - Cinema São Luiz
20 Veja aqui - Circuito Recife Década de 40 - Museu da Cidade do Recife
21 Veja aqui - Circuito Samba e Maracatu - Escola de Samba Gigante do Samba, Maracatu Estrela Brilhante

BannerFans.com

4 comentários:

  1. Boa tarde eu coloquei a sua logo na parte de parceiros do meu blog.

    eu gostei muito do seu trabalho e vou repassa-lo a outros blogs da qui de vitória de santo antão tá...

    gostaria que retribuísse o favor

    http://escolavirtual1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. olá

    Como funciona esse circuito? tem guia? Moro em Recife a pouco tempo e adoraria conhecer estes lugares.... se puder informar: celsa_costa@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, Anônimo/a!!! (Deixe seu nome da próxima vez!! rsrs)
    Bem vindo ao Recife!!! E tomare que vc se apaixone por este estado rico em cultura e belezas naturais!!

    Olha, o Projeto Conheça o Recife fez seu último passeio neste sábado dia 10 de dezembro. Mas volta ano que vem.
    Dê uma ligada para o número 3355-8847 e pegue as informações, ok??
    Abraços,
    Adriana Ávila

    ResponderExcluir

O que achou???
Comente que eu vou adorar!!