sábado, 27 de agosto de 2011

* Conheça o Recife - Circuito Apipucos

Este passeio de hoje eu não perderia por nada!!!
Morria de vontade de conhecer! Pra dizer a verdade nem tinha conseguido me inscrever pra este passeio, acabei ficando na lista de espera. E viva quem decidiu faltar!! Vivaaaa ...
Obrigado, pessoa!!! rsrs

 E bora simbora pra mais um passeio do Projeto Conheça o Recife!


Vamos conhecer o Museu-Casa Magdalena e Gilberto Freyre, que fica em Apipucos
. Fundação Gilberto Freyre
Casa-Museu
Antigo Engenho Apipucos.
Gilberto Freyre foi um sociólogo, antropólogo, historiador, escritor e pintor.
Bem vindos a Fundação Gilberto Freyre


Esse passeio pra mim tem um gosto todo especial!! Como já comentei, eu era doida pra conhecer e aqui tem também um passeio noturno que fala e encena as lendas do Recife!! Que sou doida pra fazer.
"Assombrações do Recife Velho". O passeio é guiado por contadores de histórias que contam lendas e "causos" retirados do livro de Gilberto Freyre. Detalhe: com direito a surpresas e sustos!!! rsrs ... Imaginem como deve ser o máximo este passeio!!!
Mas infelizmente as visitas estão paradas já um bom tempo. Por maior coincidência, tem uns 15 dias que liguei pra cá (sempre estou ligando) pra saber desses eventos noturnos, mas nada de ter!!!
Mas cá estou eu hoje, e claaaaaro que fui perguntar pessoalmente. Me disseram que "acha" que em outubro volta!! #torcidagrande














Este boneco ficava dentro da casa, mas não pode tirar foto lá dentro.
Acabou vindo pra varanda!!
A gente agradece!! rsrs





































A história arquitetônica e paisagística daqui é tombada.




Mas a partir daqui É PROIBIDO tirar fotos dentro da casa!!!
Então prestençãããããoooo .... as fotos seguintes são da net!!
Quem frequenta meu blog sabe que eu NÃO uso fotos retiradas da net, apenas em caso de extrema necessidade, como por exemplo, agora!!!
Fotos do meu blog, só as REALMENTE VIVIDAS!!

Fotografar não pode mas prestar atenção EM TUDO, isso pode!!
Eu nem piscava de tanta informação visual e escutadas!! rsrs
SALA DE JANTAR
* Os azulejos da sala de jantar e lá de fora são portugueses. Eram de uma igreja de Portugal. Gilberto Freyre comprou mas não conseguia autorização para sair de Portugal. Ele fez a solicitação. E quando estava numa viagem pela África ele recebeu a resposta positiva!! Podia sim trazer os azulejos pra cá. Disseram "Onde estivesse Gilberto Freire, teria parte de Portugal"
O solar, onde Gilberto Freyre adorava receber os amigos.
* Tá vendo a escada logo após esta porta arredondada?? A gente subiu pra ir aos quartos. Mas a escada é tão estreita que me chamou a atenção. E o piso me lembrou demais a casa da minha avó!! (lembranças boas de minha infância!!) Meu povo .... que passeio emocionante foi este!! De verdade!!
*  E a história do famoso licor de pitanga que Gilberto Freyre?? Ele fazia e sempre servia em seus jantares. Todo mundo adorava, principalmente os estrangeiros. E claro, que todo mundo pedia a receita, ele passava mas "esquecia" sempre de passar todos os ingredientes!! kkkkk ... Ficava sempre devendo o "pulo do gato" kkkk Resumindo, ninguém faz o licor de pitanga igual a Gilberto Freyre!!
QUARTOS
* Subimos aos quartos (não é por nada não mas a casa é tão real (sem aquela cara de museu, sem aquela cara de coisa artificial, sem aquela cara de tudo impessoal), que dá a impressão que os moradores da casa vão aparecer!!).
* O primeiro quarto a ser visitado foi o do casal Gilberto Freyre e Magdalena. Quando entramos o que me chamou a atenção na hora foi que a cama é no meio do quarto!! E a guia falando de tudo e eu curiosa o porque da cama. Não aguentei e perguntei. Por que??? Porque Gilberto Freyre era muito supersticioso e achava que não se deve dormir com os pés virados pra porta. Só que o quarto dele tem porta nas 4 paredes kkkkkk ... Uma porta de entrada, outra pra varanda, outra pro banheiro e outra pras sacadas. Então a cama ficava no meio, ou seja, pelo menos não estava significadamente escontada na parede então não tava direcionada pra porta nenhuma!! rsrs
Vista da janela do quarto

* Gilberto era muito devoto de Santo Antônio. Fez até promessa pra casar. Ele tinha 40 anos e ainda não tinha casado. Conheceu Magdalena que tinha uns 20 anos, mas ela não queria casar com ele porque não se achava à altura dele, um homem já escritor, conhecido, etc. Entre namoro, noivado e casamento foram 3 meses!!
* Ele já tinha comprado esta casa mas estava em ruínas, mas reformou e vieram morar aqui.
* Na casa tem vários tapetes feitos pela própria Magdalena que adorava fazê-los. E muito bonitos por sinal!!
* Fomos visitar os quartos dos filhos (pela miléssima vez vou comentar: a casa é linda!! É casa de verdade mesmo, nada de cara de museu!!! Tem tudo o que uma casa tem, enfeites, toalhas, velas, frutas, esses detalhes que dão um ar de "realidade").
* Quarto da filha Sônia: Os móveis são lindos, de madeira, movéis pesados, eu pelo menos acho lindo!! E em cima da cama tinha uma beca, a beca que Gilberto Freyre usava para receber prêmios, tinha um chapéu lindooooo, que ele usava pra fazer caminhadas pelo sítio e usou na viagem pra África. E no quarto tinha também um baú daqueles bem antigão!! E eu lembrei que eu tinha um também. Foi do meu bisavô. E eu acabei vendendo quando vim morar em Recife. Passemos este assunto porque me arrependo amargamente de ter feito isso!! #burrice
* A guia comentou que os filhos queriam uma piscina e quando foi aberto o buraco das escavações no terreno acharam várias peças e ferramentas da época dos escravos.
* Quarto do filho Fernando:  foi eu entrar e me chamou atenção sabe o que?? Um ninho na janela!! rsrs
Informações vai, informações vem e quando a gente estava saindo do quarto eu pertuntei pra guia se podia fotografar pelo menos o ninho, e ela deixou!!! rsrs
 Isso vermelhinho dentro do ninho é uma pitanga!!
 * Sabe o que me chamou atenção também?? Os corredores da casa são estreitos demais. E as portas tem 1,90 de altura, baixinhas mesmo e uns 3 palmos de largura!!

SALA DE VISITAS
* Gilberto Freyre recebia as visitas mais formais na sala de visita. Recebia os ministros, chefes de estado, etc.
* Nesta sala tinha uma coleção de bengalas lindaaaaass, eu com meu olho de lince, reparando tudo!! rsrs
* Onde foi a sala eu não lembro, mas só sei que não é esta: tem uma sala que visitamos que tem apenas quadros de pessoas da família de Gilberto Freyre, quadros grandes iguais a este nesta foto. Apenas um não era parente dele, era Neo, funcionário descendente de escravo, assalariado (isso foi dito com enfâse!), que não era alfabetizado e era tido como da família. Tanto é, que quando Gilberto Freyre viajava com a esposa, Neo tomava conta dos filhos e os meninos chamavam de avô!!

BIBLIOTECA
* Tem uns 40 mil livros.
* E tem o livro "Os Lusíadas". Cópia do original. Ele esta numa caixa (linda!!) de madeira e dentro numa caixa de prata (mais linda ainda!). No Brasil só tem 2 exemplares: um com Gilberto Freyre e o outro na Biblioteca Nacional que ninguém tem acesso. O de Gilberto Freire é o único que temos acesso mais de perto.


Agora vamos dar uma volta pela area do sítio.
Uma area com 10.000 m². Com espécies nativas e exóticas.


E lá na parte de trás da casa, o Memorial Gilberto Freyre

A-d-o-r-e-i o passeio, mas acabou!!!



 (Aqui, os 21 passeios que eu fiz pelo Projeto Conheça o Recife)

Veja aqui - Circuito do Artista Plástico - Parque D. Lindu e Museu do Estado
Veja aqui - Circuito Ilhas do Recife - Igreja Madre de Deus e Casa da Cultura
Veja aqui - Circuito Casa Forte - Museu do Homem do Nordeste
Veja aqui - Circuito Várzea - Instituto Ricardo Brennand
Veja aqui - Circuito Derby - Praça do Derby e Igreja de Santo Antônio
Veja aqui - Circuito dos Fortes - Forte do Brum e Sítio da Trindade
Veja aqui - Circuito Brasil Holandês - Praça de Casa Forte e Monte dos Guararapes
Veja aqui - Circuito Poço da Panela - Museu Murillo La Greca e Poço da Panela
Veja aqui - Circuito Ares Franceses na cidade- Teatro de Santa Isabel e Mercado de São José
10 Veja aqui - Circuito Influência Inglesa no Recife - Cemitério dos ingleses e Caxangá Golf Clube
11 Veja aqui - Circuito Apipucos - Casa/Museu Gilberto Freyre
12 Veja aqui - Circuito do Carnaval - Sede do Galo da Madrugada, Exposição de Estandartes de Maracatu, Escola de Samba Gigante do Samba e Encontro de Blocos Líricos. 
13 Veja aqui - Circuito Bairro do Pina -Igreja Nossa Senhora do Rosário, Teatro Barreto Junior e Aeroclube de Pernambuco
14 Veja aqui - Circuito dos Pátios - Pátio do Sebo, Pátio do Carmo, Pátio de São Pedro e Pátio de Santa Cruz. 
15 Veja aqui - Circuito da Várzea - Oficina Brennand, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Igreja do Livramento.
16 Veja aqui - Circuito Iputinga - Igreja Nossa Senhora da Conceição, Espaço cultural da Moeda, Casarão do Barbalho, Ateliê de Val Bonfim e Atelier de Corbiniano.
17 Veja aqui - Circuito Zona Norte - Pedalando
18 Veja aqui - Circuito Imbiribeira - Pedalando
19 Veja aqui - Circuito Cinema e Arte - Cinema São Luiz
20 Veja aqui - Circuito Recife Década de 40 - Museu da Cidade do Recife
21 Veja aqui - Circuito Samba e Maracatu - Escola de Samba Gigante do Samba, Maracatu Estrela Brilhante

BannerFans.com

• FACEBOOK
• TWITTER
• BLOG