sábado, 6 de agosto de 2011

* Trilha na Pedreira Ponte dos Carvalhos

Hoje?? O que temos para hoje??? Uma trilha!!
Mas esta não será uma trilha normal .... eu fui sem máquina fotográfica!!!  Aiiii .... Socorrooooo .... 
Eu sem máquina!! Será possível??? rsrs
Mas graças aos trilheiros equipados terei fotos deles e do meu  amigo-infalível-de-todas-as-horas, meu celular!! rsrs 
Valeu, meu povo!!


I Trilha dos Amigos, em Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho (PE).

E bora simbora que o caminho é longo ... muito longo!!

São 6h de trilha!! Uiiii ...





O percurso foi exatamente este:
* o que está em vermelho é exatamente onde andamos;
* o rabisco em amarelo é o caminho que eu não tenho certeza onde realmente andamos;
* o azul é onde deixamos os carros para começar a trilha.


O problema não é a distancia, mas a mata fechada. Mata atlântica!!




Respirar ar puro não tem preço!!



Princípios do ecoturismo:
Da natureza nada se tira a não ser fotos.
Nada se deixa a não ser pegadas.
Nada se leva a não ser recordações.


Uma trilha que tem que andar todo mundo junto, pois a mata é fechada mesmo!!!


Tá pensando que foi moleza??? Espie!!
Ahhh, mas eu caindo num buraco e entrando até as coxas na água, ninguém registrou, né??

Só até a canela é fácil, difícil e cair no buraco e gritar bem muito!! rsrsrs


Sem dizer que este foi o primeiro obstáculo aquático!! rsrs




Tá vendo como é a situação???



E ainda o sapato fica cheio de água. Se brincar, tem até peixe!! rsrs




Vida dura esta de trilheiro!! Agora pergunta se eu quero deixar de fazer trilha???
É certo, é lógico, é claro que NÃO!!!


Ah, mas olha que pecado!! Árvores cortadas e abandonadas. Uma exploração de madeira aqui dentro desta mata fechada.


Várias delas!!




Um pecado!!





E mais árvores cortadas e abandonadas no nosso caminho!!

Mas ... falando de coisa boa, você já viu árvore fazendo curva??



E nossa primeira parada estratégica, 
Pedra dos Amigos.

Fotografar, admirar a paisagem, beber água ... não necessariamente nesta ordem!


 E depois desta paisagem toda a gente dá de cara com uma pedreira!! Trabalhando a todo vapor!!

E a situação agora é a seguinte:
Ou a gente vai por um percurso mais rápido mas se arrisca passando perto da pedreira, ou vai por um caminho bem maior, mas sem perigo.
Qual seria o perigo??
A pedreira trabalha à base de dinamite. Ela explode para trabalhar. Quando há explosão tem um grande aviso sonoro, melhor, 3 avisos sonoros e bummm!
O perigo é grande porque voa pedra por quilometros de distância.
Mas os responsáveis pela trilha já procuraram saber se no dia de hoje haveria explosão. Não tem!!
Mas nunca se sabe, né???
Melhor não arriscar!!
E trilheiro que é trilheiro, gosta de andar. Vamos pelo percurso maior e mais seguro!!



Repare no tamanho das "pedrinhas" que voam quando tem explosão!!! E olha que já estamos bastante distante da pedreira. Nós estamos andando em "U".



Durante todo este percurso, mesmo bem longe, a gente passa por pedras da explosão pelo caminho.




Eu acho que esta trilha foi a que mais teve obstáculos!!


Toda hora uma radicalidade diferente!! rsrs


Plantação de cana




É obstáculo que não acaba mais!!







E pula, e anda, e sobe, e desce ...

"Apoia na minha mão e pula!!!"


 Pedra do Urubu. Precisa dizer por que este nome?????









Dezenas ... centenas ... milhares de urubu!!

























E tem mais bicho também, viu?? Tem mais bicho na trilha!! Tá duvidando??


Tá vendo??
Já sabe do que se trata??
Não???

Uma cobra d'água!!
Uma cobra não, uma cobrona!! Olha o tamanho da bicha!!!!!



E ela nadava do lado esquerdo e a gente no lado direito. Tudo democraticamente resolvido!!


Continuar porque tem muito caminho pela frente ...

Água ferrugem?? Que nojinho!! (esqueci por que é dessa cor e textura!! Poxa....)

Plantação de macaxeira
Aqui ninguém registrou nada.  E até meu celular descarregou, então as fotos estão uma porcaria porque tirei outro celular da cartola!! Mas a resolução é horrível!! rsrs
Mas o meu negócio é registrar!!
São momentos que jamais se repetirão.
Posso até fazer esta trilha de novo, mas jamais será do mesmo jeito.
Até a paisagem muda muito depressa por aqui, visto que tem uma pedreira no local.



Eu nem sabia que pé de macaxeira era tão alto!!







Mais um aprendizado!!

E a semente você já viu?? Semente de macaxeira!!

Agora um momento importante, e até tenso, eu diria!!

Prestençããããoooo....
O aviso foi o seguinte:
 "Agora vamos ter que ficar mais do que nunca bem perto uns dos outros.
Vamos passar por um cânion, que temos que prestar bastante atenção ao andar.
A gente anda um pouco, pára para fotografar, anda mais um pouco, pára de novo ... o que não podemos é andar e fotografar porque o caminho necessita de atenção e cuidado!!
Prontos???"

 Estamos a uns 35 metros de altura.

Que vista!!

Demos um "Uauuu .. coletivo"!!
Do lado esquerdo e do lado direito uma paisagem exuberante!!

E de quebra, todo a vista do caminho que fizemos!!
Nós andamos, viu?? Minha nossa!!!


 Até uma cachoeira!!



Andando, parando e fotografando!!! De mãos dadas, um ajudando o outro.
Tem uma parte que o caminho é bem estreito mesmo!! E o mato é alto, então se você vacilar acaba andando em direção ao penhasco!!
Prestençããããooooo .....

Toda a turma desta trilha!!

Alguns já trilheiros, outros trilheiros de primeira viagem, outros trilheiros mais radicais com experiência em rapel, mergulho, escalada ... trilheiros de todas as categorias!!




E a gente sai exatamente dentro da pedreira.

E agora é caminhar rápido porque a poeira é muiiiiiiiiiiita!! O ar chega a ficar branco!!


Quanto mais se anda, mais parece que a saída fica mais longe!!!












Nunca um lenço foi tão querido!! rsrs
Que poeira!!!!



9 trilheiros, 6 horas de percurso, não sei quantos quilômetros = um sábado incrível!!!
Esta foi a minha melhor trilha!!!!





BannerFans.com