sábado, 2 de julho de 2011

* Conheça o Recife - Circuito dos Fortes

Sábado fazer o que???
Conhecer mais história do Recife!!!


E hoje vamos conhecer as histórias dos Fortes. Mas visitaremos apenas 2: O Forte do Brum e o Sítio da Trindade.


Ah-hahahahaaha .... tu não sabia que o Sítio da Trindade foi um Forte, né??? Falou em Sítio da Trindade, só se pensa em dançar forró, né??? rsrsrs (na época de São João o Sítio da Trindade vira um grande pólo de festas juninas)

Forte do Brum

Pátio
O Forte foi construído pelos portugueses. Depois foi tomado pelo holandeses.
Depois, mais briga, os holandeses são expulsos de Pernambuco e o Forte volta pros portuqueses. (Vixiiii, que toma-lá-dá-cá mais disputado!!)









Só depois de retomado que foi feito uma reforma. Pois era feito de madeira e taipa!!
Já pensou??



A visão de quem ficava nos canhões!!!
Todo cercado por um fosso, que na época era uma proteção.


Hoje funciona como museu militar. E tem a Capela de São João Batista.
Sala das Armas

Armas e munições usadas na 2ª Guerra Mundial




Em 1985 que foi autorizado a criação do Museu do Exército dentro do Forte do Brum.




Hérois portugueses que conseguiram expulsar os holandeses depois de inúmeras batalhas:


*André Vidal de Negreiros: considerado um dos melhores soldados. Foi encarregado de levar ao reiD. João IV a notícia da expulsão dos holandeses.

*João Fernandes Vieira: Comandou o mais forte e adestrado exercíto nas batalhas contra os holandeses


 Utensílios

E tem enterrado, os restos mortais de um bravo soldado.

















Tô eu passeando, observando tudinho e de repente ouvi dizer que ia ter um tiro de canhão pra gente!! Obaaa ...
E quando olho pra um lado que ninguém tá observando, o que vejo??? O que???
O canhão sendo preparado!!! Tiro de canhão, todo mundo já conhece neste Forte (sempre tem nas visitas), mas a preparação, duvido!!!
Eu com meus olhos de lince, vejo tudo!!! rsrsr

Bora simbora andar mais que o tiro ainda vai demorar. Ainda está na preparação.

Aqui era o depósito de pólvora e água. Repare ... os dois juntinhos. Um do lado do outro.
Entendeu, né?? Em caso de acidente a água estava ao lado, prontinha pra emergência!!! Adoro gente inteligente!!!!

E agora acabou a visita.
Todo mundo pro lado de fora do Forte pra assistir o tiro de canhão!!!

Sempre um convidado que acende o pavio.
Foi feita uma pergunta, sobre a visita, e quem respondesse primeiro era o sortudo!!
É óbvio, é claro, é certeza que teve cambalacho!!! rsrs
EU respondi primeiro!!!
Enfim .... foi um rapaz acender!!
Não gostei!!! rsrsrs 


1) Acendendo o pavio

2) Você deve tá perguntando, que foto é essa??? Foi o tiro!!! rsrs É tão estrondoso que não tem quem não pule de susto, e claro a foto sai horrível!!! kkkkkk ....

3) Que explosão!!!!

 Pronto! Agora vamos conhecer a história do Forto do Bom Jesus, no caso, hoje o Sítio da Trindade.

Agora uma parte da história que eu não conhecia e adorei aprender!!!
Na época que os holandeses invadiram Recife e Olinda, ao chegarem em Olinda não tinha ninguém! A população tinha desaparecido!!!
Como os olindenses sabiam que estavam invadindo o Recife eles abandoram Olinda e foram para um forte que foi construído justamente para este fim. O Forte do Bom Jesus. Mas claro que o Forte era apenas para a nobresa, então a população foi construindo um arraial ao redor do Forte, formando assim o Arraial do Bom Jesus.
E a parte que eu mais gostei: os holandes sem se conformar com o sumiço da população, sairam atrás. E "só" 5 anos depois que descobriram o Forte. Essa parte da história é curiosa porque quem conhece o Recife sabe que do Bairro do Recife Antigo até o Sítio da Trindade é um pulo. São 6km. E eles demoraram 5 anos pra chegar lá!!! rsrsrs
Mas aconteceu assim porque como todo mundo também sabe, o Recife era um mangue total e pra andar por meio de mangues, por plantações de cajueiros (que pé de caju é aquele emaranhado danado, um nó só), então realmente era dificil a locomoção!!! Mas foram descobertos por um dedo-duro.
Não é interessante???? 6km em 5 anos!!!
Sítio da Trindade, onde antigamente era a localização do Forte do Bom Jesus.

Como o Forte foi totalmente destruído, nem sabe ao certo onde é a localização exata dele. Pois além de destruir, eles sumiram com  todo e qualquer vestígio para não correrem o risco de ser construído outro Forte por ali, porque a trabalheira de achar foi grande!!! rsrs



E porque o Forte tinha 5 pontas se todos tinham 4??? Porque uma das pontas era a cacimba de água, um produto altamente valioso. E uma ponta era só pra proteção da água!!

Enfim ... primeiro os holandeses destruíram o Forte do Brum, depois o Forte do Bom Jesus e depois foi o Forte das 5 Pontas, mas essa história eu conto depois!!!
Por hoje é só!!
Pernambuco e sua histórias de invasões, revoluções, brigas, guerras ...
E a gente foi comer, porque passear dá fome!!!
Um brinde à cidade do Recife!!

A Guerra lá foi pelo Forte e aqui foi pelo bode!! kkkk ...
Soltaaaaa .... é meu!!! rsrs

 (Aqui, os 21 passeios que eu fiz pelo Projeto Conheça o Recife)

Veja aqui - Circuito do Artista Plástico - Parque D. Lindu e Museu do Estado
Veja aqui - Circuito Ilhas do Recife - Igreja Madre de Deus e Casa da Cultura
Veja aqui - Circuito Casa Forte - Museu do Homem do Nordeste
Veja aqui - Circuito Várzea - Instituto Ricardo Brennand
Veja aqui - Circuito Derby - Praça do Derby e Igreja de Santo Antônio
Veja aqui - Circuito dos Fortes - Forte do Brum e Sítio da Trindade
Veja aqui - Circuito Brasil Holandês - Praça de Casa Forte e Monte dos Guararapes
Veja aqui - Circuito Poço da Panela - Museu Murillo La Greca e Poço da Panela
Veja aqui - Circuito Ares Franceses na cidade- Teatro de Santa Isabel e Mercado de São José
10 Veja aqui - Circuito Influência Inglesa no Recife - Cemitério dos ingleses e Caxangá Golf Clube
11 Veja aqui - Circuito Apipucos - Casa/Museu Gilberto Freyre
12 Veja aqui - Circuito do Carnaval - Sede do Galo da Madrugada, Exposição de Estandartes de Maracatu, Escola de Samba Gigante do Samba e Encontro de Blocos Líricos. 
13 Veja aqui - Circuito Bairro do Pina -Igreja Nossa Senhora do Rosário, Teatro Barreto Junior e Aeroclube de Pernambuco
14 Veja aqui - Circuito dos Pátios - Pátio do Sebo, Pátio do Carmo, Pátio de São Pedro e Pátio de Santa Cruz. 
15 Veja aqui - Circuito da Várzea - Oficina Brennand, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Igreja do Livramento.
16 Veja aqui - Circuito Iputinga - Igreja Nossa Senhora da Conceição, Espaço cultural da Moeda, Casarão do Barbalho, Ateliê de Val Bonfim e Atelier de Corbiniano.
17 Veja aqui - Circuito Zona Norte - Pedalando
18 Veja aqui - Circuito Imbiribeira - Pedalando
19 Veja aqui - Circuito Cinema e Arte - Cinema São Luiz
20 Veja aqui - Circuito Recife Década de 40 - Museu da Cidade do Recife
21 Veja aqui - Circuito Samba e Maracatu - Escola de Samba Gigante do Samba, Maracatu Estrela Brilhante

BannerFans.com