sábado, 17 de março de 2012

* Conheça o Recife - Circuito Bairro do Pina

E hoje mais um passeio pelo
Projeto Conheça o Recife.

Este é o 30º passeio deste projeto. E o meu 13º passeio neste projeto!!

Se tiver oportunidade, se inscreva! Vale muito a pena. Turismo e história em passeios incríveis! (sou suspeita porque sou fã deste projeto)

Hoje o Circuito Bairro do Pina.
E bora simbora arruar pelo Pina!!!



Você sabia??
... que o bairro do Pina era formado por 6 ilhas. De nomes: Ilha Cheira Dinheiro, Ilha das Cabras, Ilha do Bode, Ilha da Barreta (era uma que tinha abertural natural nos arrecifes e por onde entravam as jangadas vindas do mar), Ilha da Raposa e Ilha Encanta Moça. Hoje em dia muitos desses nomes são de comunidades no Pina.
... que o bairro era de apenas 10 hectares, hoje em dia são 100 hectares. Isso crescido por causa de muitos aterros formados.
... a bacia do Pina é formada pela confluência (junção de dois ou mais rios) dos rios Capibaribe, Tejipió, Jordão e Pina que correm para o mar.
... por causa dos manguezais, o acesso ao Pina era muito difícil e justamente por causa disso, vários escravos que fugiam corriam para lá. E livres, se tornavam pescadores.

Igreja Nossa Senhora do Rosário
Conhecida pela sua beleza na simplicidade.
Inaugurada em 1932.


O chão

O teto



Teatro Barreto Junior
Inaugurado em 1985. Antes de ser teatro, foi o Cinema Atlântico.
José do Rego Barreto Júnior faleceu dois anos antes e acabou não vendo seu sonho, de ter um teatro em Boa Viagem, ser realizado!! E foi proprietário de um teatro no centro do Recife, o Teatro Marrocos.

São 332 lugares.
Curiosidades: o teatro foi reformado em 2008. Antes da reforma as cadeiras eram laranjas quase fluorescente!!
Quando não tinha muito público, os artistas falavam "a família Abóbora está toda aí!!!" Piadinha interna nas coxias!! rsrs Pois só se via, do palco, as poltonas hiper-super alaranjadas!! rsrs

Barreto Junior ganhou o apelido de "Rondon do teatro brasileiro", pois viajava o interior do Brasil inteiro em caminhão, lombo de burro, cavalo, etc pra levar o teatro aos lugares.






















Convento São Felix
Quando Frei Damião era pequeno, logo depois de sua crisma, ele desapareceu.
Todo mundo foi a sua procura. Quem o achou foi sua irmã. Encontrou ele chorando muito e agarrado com uma cruz. Ele estava revivendo todo o calvário de Cristo. E os padres sabendo disso, o chamaram e ele começou sua vida religiosa.
















Frei Damião de Bozzano, era italiano radicado no Brasil.



Capela Nossa Senhora das Graças, onde está sepultado o corpo de Frei Damião.

Museu de Frei Damião no Convento de São Felix












Por muitos nordestinos é considerado um santo, e se encontra atualmente em processo de beatificação.



Aeroclube de Pernambuco
O aeroclube é cercado pelos manguezais, e onde se localiza a Bacia do Pina.
Além de pista de pouso e decolagem de aviões de pequeno porte, de cursos para pilotos, local de eventos de competição, no aeroclube funciona também as empresas de táxi-aereo.

O aeroclube surgiu na época da 2ª Guerra Mundial, pela necessidade de um lugar para se formar pilotos habilitados a comandar aviões de guerra.

A Bacia do Pina era o lugar que mais se recebia hidroaviões no Brasil.
Os aviões amerrisavam na bacia do Pina.
Aterrissar é em terra, amerrisar é em água! (vivendo e aprendendo!!)











Biruta ou manga de vento.
Aparelho para indicar a direção do vento. Esse instrumento é muito usado em aeroportos, onde orienta a decolagem e aterrissagem dos aviões, manobras que só podem ser feitas em sentido contrário ao vento.




















Avião pulverizador para plantações


Exatamente na entrada do Aeroclube de Pernambuco tem uma pista de automodelismo.
E pra fechar o passeio com chave de ouro, estava acontencendo uma corrida de carros radio controlados. Assim que são chamados esses carrinhos, ops, carrões!!!
O barulho parecia de carro de verdade. A gente se sentiu numa corrida de fórmula 1!!! rsrs

Esses carros são réplicas idênticas de carros de verdade, controlados por ondas de rádio.
Dizem que o realismo na troca de marcha do câmbio automático é indescritível!!
Esta atividade não é brinquedo!!  As equipes tem pilotos, mecânicos ... tudo como uma corrida de verdade!!

Pena que a gente não tinha mais tempo pra ficar vendo a corrida.
Mas é óbvio, é claro, é certo que eu vou voltar aqui pra ver!!!
Adorei o pouquinho que vi!!!

Preparação para a largada (o barulho é ensudecedor!! Os carros ficam acelerando!! Show! Show!!)


E lá vão eles!!!!

Em câmera lenta, um pouquinho do que eu vi a 100km/h.
Pura adrenalina!!
making gif

 (Aqui, os 21 passeios que eu fiz pelo Projeto Conheça o Recife)

Veja aqui - Circuito do Artista Plástico - Parque D. Lindu e Museu do Estado
Veja aqui - Circuito Ilhas do Recife - Igreja Madre de Deus e Casa da Cultura
Veja aqui - Circuito Casa Forte - Museu do Homem do Nordeste
Veja aqui - Circuito Várzea - Instituto Ricardo Brennand
Veja aqui - Circuito Derby - Praça do Derby e Igreja de Santo Antônio
Veja aqui - Circuito dos Fortes - Forte do Brum e Sítio da Trindade
Veja aqui - Circuito Brasil Holandês - Praça de Casa Forte e Monte dos Guararapes
Veja aqui - Circuito Poço da Panela - Museu Murillo La Greca e Poço da Panela
Veja aqui - Circuito Ares Franceses na cidade- Teatro de Santa Isabel e Mercado de São José
10 Veja aqui - Circuito Influência Inglesa no Recife - Cemitério dos ingleses e Caxangá Golf Clube
11 Veja aqui - Circuito Apipucos - Casa/Museu Gilberto Freyre
12 Veja aqui - Circuito do Carnaval - Sede do Galo da Madrugada, Exposição de Estandartes de Maracatu, Escola de Samba Gigante do Samba e Encontro de Blocos Líricos. 
13 Veja aqui - Circuito Bairro do Pina -Igreja Nossa Senhora do Rosário, Teatro Barreto Junior e Aeroclube de Pernambuco
14 Veja aqui - Circuito dos Pátios - Pátio do Sebo, Pátio do Carmo, Pátio de São Pedro e Pátio de Santa Cruz. 
15 Veja aqui - Circuito da Várzea - Oficina Brennand, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Igreja do Livramento.
16 Veja aqui - Circuito Iputinga - Igreja Nossa Senhora da Conceição, Espaço cultural da Moeda, Casarão do Barbalho, Ateliê de Val Bonfim e Atelier de Corbiniano.
17 Veja aqui - Circuito Zona Norte - Pedalando
18 Veja aqui - Circuito Imbiribeira - Pedalando
19 Veja aqui - Circuito Cinema e Arte - Cinema São Luiz
20 Veja aqui - Circuito Recife Década de 40 - Museu da Cidade do Recife
21 Veja aqui - Circuito Samba e Maracatu - Escola de Samba Gigante do Samba, Maracatu Estrela Brilhante

BannerFans.com